Código HTML.

A nova aposta da TOTVS com o Fluig se chama No Code. No Code é uma expressão que pode ser entendida como “não codificar”, ou “não programar”. Basicamente é permitir que qualquer usuário sem conhecimentos técnicos em programação seja capaz de criar processos e formulários sem a necessidade de codificação.

A ferramenta de Processos do FLUIG é robusta e o construtor de formulários também não deixa a desejar. Entretanto, esta já exigia uma evolução para acompanhar a responsividade, design e outras evoluções de frontend.

Estas evoluções no entanto não é novidade, se comparado com ferramentas alternativas como o KissFlow por exemplo, uma das ferramentas mais utilizadas pelas maiores empresas do mundo.

Vantagens do FLUIG NO Code

A TOTVS então iniciou o movimento e na versão 1.6.5 do FLUIG há uma prévia desta novidade, a versao beta destas evoluções da ferramentas. É simplesmente fantástico. Em meus testes pude perceber que a ferramenta é estável, traz muitas melhorias e cumpre muito bem o que promete.

Agora o construtor de formulários permite a criação de colunas, de forma que os campos fiquem lado a lado, diferentemente dos templates do editor de formulário antigo, que permitia criar apenas uma coluna e os campos ficavam na vertical. Também o visual melhorou consideravelmente, além de componentes mais atualizados.

Além do formulário parece haver um movimento para entregar no Fluig ferramentas de uso mais simplificado, como o tasks, que é semelhante ao trello.

Também tem o flow, que da mesma forma se aplicaria as evoluções do modelador de processos.

A desvantagem do FLUIG No Code

Infelizmente, há um ponto negativo que destaco, que é o custo. O que parecia ser uma evolução se tornou um produto. A partir da versão 1.7 a TOTVS removeu das plataformas, sendo habilitado apenas para aqueles clientes que o adquirirem.

Quando parecia avançar, infelizmente damos outro passo para traz. Assim como o LMS ( no meu ponto de vista um dos principais recursos do FLUIG que agregaria valor) foi descontinuado, as novidades parecem vir para somar, mas somente na mensalidade.

Acesse: https://www.totvs.com/fluig/nocode/

Referências

TOTVS Fluig No-Code

(Minutos 35:00, 44:30 a 46:00)

#

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Contato

Whatsapp

contato@willian.eti.br

Consultoria
Fluig / KissFlow
Totvs RM / Protheus
Desenvolvimento