O Fluig não está disparando e-mails.

O Fluig não está disparando e-mails. post thumbnail image

Um dos recursos mais importantes na plataforma é a gestão da comunicação, seja as notificações, complementos dos processos ou até mesmo os envios de e-mails.

Poderá haver situações em que o seu fluig não esteja enviando e-mails, isso pode ser um erro de configuração no seu sistema, vou deixar abaixo uma lista de possibilidades para você conferir.

Aproveite e participe de nosso grupo de WhatsApp, desta forma você poderá tirar dúvidas e compartilhar experiências em tempo real. Deixe seu e-mail e receba notificações a cada momento que eu postar um conteúdo novo.

Configurações principais.

Os primeiros passos é conferir as configurações principais. Veja dentro do seu painel do WCMADMIN se as opções estão ativas.

Para acessar o WCMADMIN ( Painel de configurações da plataforma) é preciso entrar pelo link: www.meufluig.com/wcmadmin e entrar com o usuário wcmadmin e a senha informada no momento da instalação da plataforma.

O caminho pode mudar, de acordo com sua versão, mas nas versões mais atualizadas são:

  • WCMADMIN > Configurações do Sistema > Parâmetros da Plataforma > Configurações de E-mail.
  • WCMADMIN > Empresas > Email > Habilitar Envio de E-mail.

Durante a configuração é importante realizar os devidos testes. É preciso ter certeza que você inseriu o usuário e senha corretamente, para isso conecte em seu provedor de e-mail e busque no suporte técnico quais as configurações, para que você efetue o registro com seu e-mail corporativo.

Configurações de SMTP do Gmail.

Este é um exemplo das configurações para envio de e-mail utilizando o gmail. Veja mais neste link.

No geral, as configurações são bem parecidas, mas é bem importante estar atento, pois qualquer diferença das configurações do seu provedor com o que for informado no fluig poderá acarretar em um problema e seu fluig deixar de enviar e-mail.

Uma observação é que alguns provedores de e-mail ( O Gmail se inclui nesta lista ) possuem configurações específicas que devem ser realizadas antes de utilizar este recurso. Você precisa verificar dentro do seu provedor de e-mail como ativar o envio de SMTP da sua caixa de e-mail.

No caso do GMAIL em específico eu recomendo a leitura destes dois artigos: Desabilitar apps menos seguros e ler mensagens em outros clientes de e-mail utilizando o pop. Este segundo artigo é somente para entendimento.

Servidor de envio de e-mails (SMTP)smtp.gmail.com
Requer SSL: Sim
Requer TLS: Sim (se disponível)
Requer autenticação: Sim
Porta para SSL: 465
Porta para TLS/STARTTLS: 587
Nome completo ou Nome de exibiçãoSeu nome
Nome da conta, Nome do usuário ou Endereço de e-mailSeu endereço de e-mail completo
SenhaSua senha do Gmail
Tabela de configurações SMTP disponível em suporte.google.com

Verifique o porquê o seu fluig não dispara os e-mails através dos logs do fluig.

Mesmo se após toda configuração do fluig e sua plataforma não dispara e-mails, é recomendado que analise os logs, pois lá será a melhor fonte de informação das parametrizações incompletas.

Os erros gerados na plataforma são registrados no arquivos de log. Recomendo a leitura do post abaixo.

Um exemplo de erro é quando a senha está inválida, o fluig consegue autenticar no provedor de e-mail, mas tem o retorno de senha inválido. Neste caso o erro fica explicito no arquivo de log.

como ler logs no fluig

Conclusão.

Neste post você viu alguns possíveis problemas para envios de e-mail no fluig. Caso tenha dúvidas participe de nossa comunidade no WhatsApp, ou deixe nos comentários desta página.

Deixe uma resposta

Related Post